Estudos importantes conduzidos no final dos anos 60 pela Dra. Marian Diamond na Universidade da Califórnia em Berkeley, demonstraram que ratos colocados em ambientes enriquecidos desenvolveram uma rede mais complexa de dendrites do que ratos não desafiados. Talvez isso ocorra porque pessoas com QIs altos têm, frequentemente, um desempenho melhor nos testes de memória: Eles tem mais “ligações de memória”, ou circuitos neurais disponíveis, demonstrando o efeito bola de neve da memória e o papel de ambientes enriquecidos.
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Desafie-se a Si Mesmo
O cérebro produz substâncias químicas chamadas NEUROTRANSMISSORES que carreiam mensagens entre as células responsáveis pela memória. A disponibilidade de tais neurotransmissores, incluindo a substância química construtora da memória, a ACETILCOLINA, parece aumentar nos cérebros que estão frequentemente acostumados a enfrentar problemas e a resolver desafios.
Estudos importantes conduzidos no final dos anos 60 pela Dra. Marian Diamond na Universidade da Califórnia em Berkeley, demonstraram que ratos colocados em ambientes enriquecidos desenvolveram uma rede mais complexa de dendrites do que ratos não desafiados. Talvez isso ocorra porque pessoas com QIs altos têm, frequentemente, um desempenho melhor nos testes de memória: Eles tem mais “ligações de memória”, ou circuitos neurais disponíveis, demonstrando o efeito bola de neve da memória e o papel de ambientes enriquecidos.
Estudos importantes conduzidos no final dos anos 60 pela Dra. Marian Diamond na Universidade da Califórnia em Berkeley, demonstraram que ratos colocados em ambientes enriquecidos desenvolveram uma rede mais complexa de dendrites do que ratos não desafiados. Talvez isso ocorra porque pessoas com QIs altos têm, frequentemente, um desempenho melhor nos testes de memória: Eles tem mais “ligações de memória”, ou circuitos neurais disponíveis, demonstrando o efeito bola de neve da memória e o papel de ambientes enriquecidos.
Postado por Armando às 07:56 0 comentários
Ouça Música Clássica
Na Universidade da Califórnia, o Dr. Frances Rauscher e o Dr. Gordon Shaw, demonstraram em experiências conduzidos no início dos anos 90, que pessoas expostas à música clássica, especialmente Mozart, demonstravam um significante reforço nas habilidades de raciocínio espaço-temporal. Essa descoberta, rapidamente apelidada de “Efeito Mozart” tem despertado um grande interesse. Alguns eruditos, incluindo Don Campbell, autor do livro O Efeito Mozart, acredita que ouvir músicas clássicas pode também ajudar a memória e a aprendizagem; no entanto, esta premissa ainda não foi comprovada empiricamente.
Postado por Armando às 07:26 0 comentários
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Jornalismo a Fingir
Esta magnífica peça fez-me lembrar três coisas: 1) O maior prazer de um indivíduo inteligente é fazer-se de estúpido perante um estúpido que se faz de inteligente; 2) Como disse Einstein, se não erro, a inteligência mede-se mais pelas perguntas que fazemos do que pelas respostas que construimos; 3) Entrevistado conhece o Princípio da Indução...
Postado por Armando às 16:07 0 comentários
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Centenário do Nascimento de Torga
Adolfo Correia Rocha, Miguel Torga, nascido em São Martinho de Anta - Vila Real, 12 de Agosto de 1907 , faleceu em Coimbra, 17 de Janeiro de 1995... Portugal... País ingrato onde os seus Homens de verdadeiro génio morrem tantas vezes de fome... Mas onde estalamos provincianamente de barriga cheia da sua genialidade...
“Temos de conhecer a nossa terra. Mas conhecê-la por dentro, sem preconceitos de nenhuma ordem. Amá-la, sim, mas objectivar-lhe tanto quanto possível os defeitos e as virtudes, para que o nosso afecto seja fecundo e progressivo.”. Até porque “a realidade telúrica dum país, descoberta pelos métodos dum almocreve, é muito mais instrutiva do que trinta calhamaços de história, botânica ou economia.”.
Miguel Torga
Miguel Torga
Postado por Armando às 16:05 0 comentários
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